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Conheça alguns mitos que acabam se tornando erros rotineiros na vida de quem ainda está iniciando no mundo da musculação.

O profissional de Educação Física tem um papel primordial nesta fase inicial do individuo, em que esta prática tem inúmeros pontos para serem trabalhados no dia a dia dos alunos. Em que ao decorrer das fases de treinamento o professor/Instrutor/Personal Trainer irá criar um alicerce para que seu alunos treinem com eficiência e segurança.

Com isso, muitos dos mitos que se propagam pelo imaginário popular não têm sequer possibilidade fisiológica ou metabólica de serem possíveis. Para melhor orientar vocês, veja alguns dos principais mitos que dizem respeito aos iniciantes em musculação.

Mitos na musculação que ao decorrer se tornam em erros constantes

1- Quanto mais exercícios em máquinas, melhor: acostumo dizer diariamente para meus alunos , que esta prática tem uma ordem progressiva e pedagógica na hora da seleção de exercícios , e diferente para uma pessoa iniciante comparado a uma pessoa avançada.  . Não que eles não venham a ser, mas depende do objetivo. Os exercícios que são feitos em máquinas, como são “guiados” exigem menos da musculatura estabilizadora e antagonista. Pensando em níveis de hipertrofia, isso gera menos intensidade ao exercício e consequentemente os resultados são inferiores. Desta forma é muito importante que o iniciante tenha a noção que exercícios em aparelhos são muito mais isolados e atingem uma musculatura específica.

2-Pecar pelo excesso:  qualquer  que seja o seu objetivo ao entrar na academia, todos os resultados satisfatórios se baseiam em três conceitos: o treino, a alimentação e o descanso. Pois bem, muitos iniciantes, no intuito de conseguirem resultados mais rápidos, acabam pecando pelo excesso. Ou seja, treinam demais e não descansam direito. Assim, seus resultados ficam bastante comprometidos e as chances de um estado de overtraining se acentuam muito, mesmo se tratando de pessoas iniciantes. Por isso tenha períodos de descanso em sua rotina de treinos. Não existe uma fórmula ou tempo ideal, pois cada um de nós tem um ritmo de recuperação diferente, por fatores como genética, rotina e idade. Por isso, caso venha se sentindo demasiadamente cansado, tem interferências em seu sono e humor e vem notando queda de rendimento, talvez você esteja pegando pesado demais.

3- Suplementos são fundamentais: ter uma alimentação adequada e de suma importância antes de pensar em investir em suplementação, pois o suplemento e complemento na sua pratica diária de atividade física.A questão da suplementação é bastante polêmica, pois muitos afirmam que sem ela é impossível de se conseguir ganhos, seja para a hipertrofia, seja para o emagrecimento. Isto é mito por que a suplementação somente será eficaz se vier acompanhada de um treino de qualidade e uma alimentação balanceada. Caso contrário ela não surte efeito, pois ela é secundária em relação a estes itens. Por isso não fique desesperado (a) em usar suplemento assim que entrar na academia, pois com uma alimentação regrada você terá excelentes resultados, mesmo sem suplementos.

4- É possível transformar gordura em músculo: e um processo que meio difícil de acontecer , mas vamos lá. A gordura corporal e os músculos são tecidos totalmente diferentes e em hipótese alguma existe a troca entre eles. O que pode acontecer caso você treine de maneira adequada e tenha uma alimentação equilibrada é que seu corpo irá eliminar a gordura, pelo metabolismo mais acelerado e sua massa muscular aumentar, mas jamais irá ocorrer uma substituição.

5- 8 repetições para a hipertrofia e 15 para definição: o músculo não sabe contar. Não existe uma formula mágica, existe o principio da individualidade e detalhe a serem trabalhados para proporcionar hipertrofia ou emagrecimento. Por isso, não existe esta história de que com determinado número de repetições teremos definição ou hipertrofia, afinal tudo varia de acordo com a pessoa, a carga, a intensidade e outros fatores.

Estes são apenas alguns dos mitos que cercam os iniciantes na academia. Para evitar que este seja um problema para você, procure um bom profissional de educação física para lhe orientar e continue acompanhando as postagens do Treino Mestre! Bons treinos!

SOBRE MAXSUEL ALVES

Professor de educação física formado pela Faculdade Pitágoras – Teixeira de Freitas, pós graduando em Musculação e Treinamento de Força. Atua como treinador pessoal e com consultoria online para treinamento. Também é redator na área da saúde, treinamento físico e qualidade de vida.

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: @maxsuel_alvespersonal

http://maxsuelalvespersonal.com.br/

Referencias 

http://www.treinomestre.com.br/7-principais-mitos-de-iniciantes-em-academia/